O ministro da Agricultura, Antônio Cabrera, afirmou ontem, em Brasília, para dirigentes de 23 federações de trabalhadores rurais que o governo não vai desapropriar terras ocupadas. "Não me sinto constrangido ao dizer isso", declarou o ministro, frustrando os sindicalistas, que se reuniram para ouvi-lo na CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura). Desde seu quarto congresso, em 1985, a CONTAG apóia a ocupação de terras. Cabrera recebeu um documento da CONTAG com críticas a quase todas suas propostas para a reforma agrária. Disse que o governo "tem a humildade de ouvir", mas evitou discutir as questões polêmicas, como a participação das cooperativas na organização dos assentamentos. Segundo o presidente da CONTAG, Aloísio Carneiro, a maioria das cooperativas é controlada por grandes proprietários, que querem Inviabilizar" a reforma agrária (FSP).