MAGRI PROPÕE NEGOCIAÇÃO NACIONAL DE SALÁRIOS EM 10 DIAS

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, lançou ontem em São Paulo a proposta de uma negociação nacional de salários entre empresários e trabalhadores a ser iniciada dentro de 10 dias, caso ele consiga convencer as representações dos dois segmentos. O objetivo é encontrar um índice de reajuste salarial depois que o governo desistiu de prefixá-la, impondo a livre negociação. Em princípio, a proposta teve a aceitação da CNI (Confederação Nacional da Indústria), da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e de um grupo de 22 sindicatos de trabalhadores paulistas, na maioria metalúrgicos, cujos dirigentes se reuniram com o ministro ontem na FIESP. Durante os próximos 10 dias, os empresários da indústria tentarão evitar demissões, segundo compromisso assumido pela FIESP. Magri ficou de falar hoje com o presidente Fernando Collor para pedir a revogação da medida provisória no. 185, que restabelece o efeito suspensivo nos recursos trabalhistas. Essa foi uma das exigências dos sindicalistas para negociar. Eles também pediram medidas para reativar a economia (FSP).