FUNCIONÁRIOS QUEREM COMPRAR A COSINOR

Os empregados da COSINOR (Companhia Siderúrgica do Nordeste), em Pernambuco, cujo processo de licitação e venda para a iniciativa privada está suspenso por decisão judicial desde o ano passado, vão reapresentar a proposta de compra da empresa, incluída pelo governo federal entre as seis estatais que serão privatizadas ainda este ano. A Pontezinha Participações S/A (Ponpasa)-- criada por 400 trabalhadores para participar da licitação da COSINOR--, propõe ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social)-- principal acionista da companhia--, comprar a empresa por 83% a mais do preço mínimo que foi estipulado pelo Banco. Seriam US$6,63 milhões, sendo 15% (US$1,17 milhão) à vista e o restante em nove anos com um de carência, a juros de 12% ao ano, conforme reza a Constituição. Na proposta, os trabalhadores prometem entregar ao BNDES, entre 1990 e 1999, US$4,73 milhões, a título de participação nos lucros, e assumir a dívida da empresa, de US$14,5 milhões (JB).