MAGRI JÁ ADMITE ALTA NO ÍNDICE DE DESEMPREGO

O ministro do Trabalho e Previdência Social, Antônio Rogério Magri, afirmou ontem, em São Paulo, que o "desemprego já está fora dos patamares da normalidade". Foi a primeira vez que um integrante do governo reconheceu que o Plano Collor está provocando um número de demissões acima da rotatividade normal do período. "O governo pretende reverter esse quadro através do reaquecimento da economia", garantiu o ministro, após encontro com representantes de 24 sindicatos de metalúrgicos do interior paulista. Um sindicalista presente à reunião garantiu que o governo não vai colocar a polícia sobre os trabalhadores, ou seja, toda ação pacífica do movimento sindical provocaria uma reação também pacífica do governo. Os sindicalistas informaram ao ministro do Trabalho e Previdência Social que orientarão os trabalhadores a ocuparem pacificamente as fábricas para impedir o crescimento das demissões e a imposição de reduções de jornada e salários (JB) (FSP).