OFICIAIS GAÚCHOS QUEREM FIM DA TUTELA DO EXÉRCITO SOBRE PMS

Um grupo de policiais militares está se mobilizando para criar, na próxima semana, a Associação dos Oficiais da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, que tem aspirações maiores do que reivindicar melhoria de vencimentos e condições de trabalho. A entidade será um instrumento de pressão para que o Congresso Nacional altere a Constituição, desvinculando as Polícias Militares do Exército. Desde 1916 as PMs têm a função legal de "força auxiliar e de reserva do Exército". Para os fundadores da associação, que pretendem obter o apoio da maioria dos 2.500 oficiais (da ativa e da reserva) da corporação, as PMs devem ser desmilitarizadas e atuar exclusivamente no combate à criminalidade, através do policiamento ostensivo e preventivo (JB).