MÉDICO ACUSA MINISTRO DA SAÚDE DE FAZER ALARMISMO

Representantes de mais de 40 entidades médicas de todo o país reunidos ontem, em encontro nacional no Sindicato dos Médicos do Estado do Rio de Janeiro, repudiaram as acusações do ministro da Saúde, Alceni Guerra, que condenou, em Porto Alegre (RS), o "assembleísmo" das entidades civis da área de saúde. O presidente da Federação Nacional dos Médicos, Roberto Chabo, disse que apesar de concordar com a intenção do ministro, "a prática dele é conflitante, demagógica e desorganizada". Chabo criticou o alarmismo que tem sido feito à população, "sobre uma realidade que não é inédita", e cobrou a regulamentação do SUS (Sistema Único de Saúde), que, segundo ele, teria de fato a adoção de uma solução técnica e de uma política para a crise da saúde no país. Roberto Chabo disse ainda que "o governo não está resolvendo a crise combatendo suas causas; está assustando a população com um show de pirotecnia e jogando-a contra a classe médica". Isto é um grave equívoco", afirmou (JB).