GOVERNO VAI COBRAR DÍVIDA DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS

O Ministério da Economia vai chamar até o final do mês os governos estaduais e municipais para cobrar os encargos atrasados de uma dívida de US$14,5 bilhões, acumulada entre a década de 70 e dezembro do ano passado. Até o final de 1990, conforme lei aprovada pelo Congresso Nacional, os estados, municípios e estatais estaduais devem pagar ao Tesouro Nacional US$1,5 bilhão, referente aos juros dessa dívida. Desde janeiro, contudo, não é feito nenhum pagamento. Além disso, o governo federal terá que encontrar uma solução para saldar os US$2,3 bilhões vencidos no ano passado junto a credores exterior, de responsabilidade de estatais federais e também de estados e municípios, não honradas pelo Tesouro. A saída está também na mesa de negociação porque não há previsão de receita no orçamento deste ano para essa despesa (JB).