A RFFSA (Rede Ferroviária Federal S/A) e a CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos) suspenderam as cláusulas econômicas do acordo coletivo assinado em maio do ano passado com os 85 mil ferroviários do país. O acordo expirou no último dia 30. Os ferroviários concordaram em adiar para o dia 15 próximo o início das negociações salariais deste ano, até a nomeação da nova diretoria da RFFSA. Com a suspensão do acordo, os ferroviários perderam, entre outros benefícios, a antecipação do auxílio-doença e o passe-livre para aposentados e pensionistas (GM).