Cerca de 1,5 mil metalúrgicos do Estaleiro Mauá fizeram ontem na porta da empresa, em Niterói (RJ), uma manifestação de protesto contra a redução na jornada de trabalho e nos salários (menos 1/4). A maioria dos três mil funcionários da empresa deixará de trabalhar uma semana em maio, junho e julho. O valor referente aos dias dispensados será repassado aos trabalhadores nos meses de agosto, setembro e outubro, mas em horas extra. Depois de muita insistência, a categoria conseguiu do presidente do estaleiro, Hélio Paulo Ferraz, a garantia de que em maio a redução será transformada em licença remunerada, mas nos próximos dois meses prevalece a diminuição no horário e nos salários (O Dia).