A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, afirmou ontem, em Washington (EUA), durante a reunião do FMI (Fundo Monetário Internacional), que o pagamento do serviço da dívida externa ficará condicionado à capacidade de geração de cruzeiros por parte do Tesouro Nacional, sem recorrer à emissão de moeda ou títulos federais, "como foi feito ao longo dos anos 80". "O governo não está disposto a provocar inflação interna e sacrificar o crescimento econômico para honrar seus compromissos com os credores". "A posição do governo brasileiro nesta negociação será governada por rígida compatibilização do serviço da dívida à capacidade de pagamento imposta pelas restrições fiscal e monetária consistentes com o equilíbrio macroeconômico e o crescimento sustentado da economia", afirmou a ministra (O ESP).