SECRETÁRIO-GERAL DA CNBB ELOGIA O PLANO COLLOR

O secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Celso Queiróz, bispo auxiliar de São Paulo, disse ontem, em Itaici (SP), que o atual governo, com o Plano Collor, "teve um gesto de coragem para combater a inflação, não colocando, pela primeira vez, o peso só sobre os ombros dos pobres". O bispo afirmou que a CNBB não tomou uma posição oficial sobre as medidas econômicas porque seria "mandonismo" da Igreja. Ele fez ressalvas quanto a riscos de desemprego e recessão e por não abordar questões como a reforma agrária. "É um plano conjuntural e deveria abordar outros aspectos", disse dom Paulo Ponte, presidente em exercício da CNBB e arcebispo de São Luís (MA), que endossou as observações de Queiróz e fez restrições ao fato de o plano não atacar a reforma agrária e problemas na área de educação e saneamento (FSP).