O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), Vicente Paulo da Silva, o "Vicentinho", considerou uma "violência contra outro poder e contra a liberdade sindical" a medida provisória no. 185, que autoriza o TST (Tribunal Superior do Trabalho) a conceder efeito suspensivo nos recursos contra sentenças dos tribunais no julgamento de dissídios coletivos. A crítica foi feita ontem durante encontro de dirigentes de metalúrgicos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) e independentes, em São Bernardo do Campo. Eles propuseram uma manifestação nacional contra a recessão. Para "Vicentinho", o combate à recessão implica "luta contra o pacote". "Para impedir a recessão, em última instância, temos que inviabilizar o plano", disse. O presidente da CUT, Jair Meneghelli, disse que "a democracia efetivamente acabou no Brasil" ao comentar a medida 185. O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Luiz Antônio Medeiros, disse que a medida representa um retrocesso e que os trabalhadores vão tentar derrubá-la no Congresso Nacional (FSP) (O Globo).