ABAIXO-ASSINADO CAUSA MAL ESTAR NA ASSEMBLÉIA DA CNBB

A divulgação de um abaixo-assinado em solidariedade ao arcebispo de Olinda e Recife (PE), dom José Cardoso Sobrinho, por causa de divergências e atritos com a ala "progressista" da Igreja, causou mal-estar ontem entre vários membros do episcopado, no encerramento da 28a. Assembléia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici, no Município de Indaiatuba (SP). O abaixo-assinado recebeu a assinatura de 158 bispos. Entre outros, de dom Agnello Rossi, decano do Colégio Cardinalicio (dos cardeais) em Roma. O abaixo-assinado foi redigido por dom José Carlos de Lima Vaz, bispo-auxiliar do Rio de Janeiro, com a ajuda de alguns bispos da ala "conservadora", cujos nomes ele não quis revelar. Dom Mauro Morelli, bispo de Duque de Caxias (RJ), foi ao plenário pedir para que o documento não fosse tornado público e nem enviado ao Vaticano. O bispo-auxiliar do Rio de Janeiro afirmou que a carta foi autorizada por dom Paulo Ponte, presidente em exercício da CNBB, e negou que ela será enviada ao Vaticano. A crise na Igreja de Recife envolveu o fechamento do Seminário Regional do Nordeste (Serene 2) e o Instituto de Teologia de Recife (ITER), além do afastamento de vários padres. Na sessão de encerramento, a CNBB divulgou o documento "Educação no Brasil: Uma Urgência", sobre o tema central da assembléia. Um documento definitivo seráconcluído em dois anos e, nesse prazo, o texto será discutido em todas as dioceses do país. A declaração aprovada propõe a garantia de ensino para todos os brasileiros e o direito aos recursos públicos para as escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais (ligadas à Igreja) e a revalorização dos educadores (FSP).