O governo revogou ontem, através da Portaria no. 259, a proibição de importação de 2.500 produtos que há 15 anos não entravam no país e, desses, destacou 308, cujas alíquotas foram elevadas com o objetivo duplo de estimular a concorrência com o produto nacional, mas com o cuidado de evitar que o produto estrangeiro entre com preço muito abaixo do seu similar nacional. Nesse caso estão os automóveis, camionetas, motocicletas, eletrodomésticos (entre inúmeros deles estão videocassetes, fornos de microondas, geladeiras, máquinas de escrever, brinquedos, óculos, relógios e algumas matérias-primas fabricadas pelo setor de química fina (JC).