ENCONTRO EM 1992 VAI DISCUTIR OS RUMOS DA IGREJA

O bispo de Santa Maria (RS), dom Ivo Lorscheider, disse que as "tensões" na Igreja criam hoje "um ambiente propício" para a preocupação em torno da preparação da 4a. Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, previsto para 1992, na República Dominicana. A conferência vai decidir se a Igreja "deve avançar ou não, se é conservadora ou não", disse o bispo. Ontem, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) divulgou em sua 28a. Assembléia Geral, em Itaici (SP), um documento que será discutido por todos os bispos brasileiros até outubro sobre a preparação da conferência. O documento analisa os 500 anos de evangelização na América Latina. Há divergências sobre a preparação da conferência. Para os progressistas, a avaliação dos 500 anos de evangelização deve levar em conta a cultura dos negros, o massacre dos índios e a "exploração e dominação dos colonizadores". Os "conservadores" discordam (FSP).