Cerca de 1,5 mil índios Yanomanis, na Amazônia, morreram nos dois últimos anos. A denúncia foi feita ontem pela organização britânica Survival International, que defende grupos indígenas em todo o mundo. A instituição enviou carta ao presidente Fernando Collor pedindo que delimite as terras dos Yanomanis e acabe com a garimpagem nessas áreas. A presença dos garimpeiro clandestinos na Amazônia é apontada pela entidade como a principal causa das mortes dos índios. Segundo a Survival International, os rios estão sendo envenenados pelo mercúrio usado na extração de ouro e as terras tribais infestadas por epidemias de malária e tuberculose (O Globo).