MONTADORAS RETOMAM PRODUÇÃO DE VEÍCULOS

Após 37 dias de paralisação, a Autolatina ("holding" da Ford e Volkswagen) retomou ontem sua produção, no ABC paulista, operando a 60% da capacidade anterior ao Plano Collor. Sua produção diária, com a volta dos 28.572 empregados que estavam em licença remunerada, será de 1,6 mil carros, contra os 2,7 mil de antes. A General Motors, que no último dia 30 voltou a operar em São José dos Campos, reativou ontem a fábrica de São Caetano do Sul. Sua meta é fabricar 450 a 500 veículos/dia, praticamente a metade do volume que vinha registrando. Em Santa Catarina, a indústria Volvo, responsável por 30% do mercado nacional de caminhões no país, retomou ontem a produção sem reduzir jornada de trabalho e salários ou acenar com a possibilidade de demissões de funcionários. Logo após o Plano Collor, a empresa concedeu licença remunerada a 900 funcionários (O Globo) (FSP).