O PROGRAMA NUCLEAR BRASILEIRO

O grupo de trabalho que discute o Programa Nuclear Brasileiro, convocado pelo presidente Fernando Collor há 18 dias, concluiu ontem que o Brasil deve fabricar seu combustível nuclear somente por meio de enriquecimento do urânio por ultracentrifugação. Esse processo foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Nucleares (IPEN) em conjunto com a Marinha, em Aramar, Iperó (SP). De acordo com as conclusões do grupo de trabalho, o projeto de jato centrífugo ("jet nozzle"), desenvolvido dentro do acordo Brasil-Alemanha, deverá ser revisto devido aos resultados pouco satisfatórios alcançados até agora, mas a decisão final caberá ao presidente Collor. O terceiro processo de enriquecimento de urânio, por laser, desenvolvido pelo Centro Técnico Aeroespacial (CTA), deverá ser mantido, mas apenas para utilização em pesquisas (O ESP).