Por decisão da Comissão Jurídica e da Comissão Permanente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil)-- 23 votos a favor, um contra e duas abstenções--, o padre Reginaldo Veloso, da Diocese de Recife e Olinda (PE), começou a participar ontem da 28a. Assembléia Geral da CNBB, em Itaici, Município de Indaiatuba (SP). O cardeal arcebispo de Salvador (BA), dom Lucas Moreira Neves, presidente da Comissão Jurídica explicou que pela Lei 1.033 do Código do Direito Canônico, Veloso está suspenso somente de celebrar missas e ministrar sacramentos "e não suspenso em toda a Igreja". Padre Veloso tem feito oposição ao arcebispo de Olinda e Recife, dom José Cardoso Sobrinho. Com trabalhos na periferia de Recife, Veloso se indispôs com dom Cardoso desde que este apoiara o fechamento, por parte da Santa Sé, de dois seminários que adotavam a linha da Teologia da Libertação. Por motivos disciplinares, dom Cardoso decidiu, em novembro do ano passado, suspender o padre, impedindo-o de celebrar missa (O Globo).