O arcebispo de Brasília, cardeal dom José Freire Falcão, um dos principais representantes da ala "conservadora" do episcopado brasileiro, disse ontem em Itaici, no Município de Indaiatuba (SP), onde se realiza a 28a. Assembléia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), que vê com otimismo o governo Collor, porque "ele está combatendo o problema mais grave do país, que é a inflação". Falcão elogiou a reforma administrativa feita pelo presidente Fernando Collor e a redução dos gastos do governo. Enquanto o arcebispo de Brasília fazia elogios, oito organismos da Igreja vinculados à CNBB, entre eles a CPT (Comissão Pastoral da Terra), Pastoral Operária Nacional e Conselho Nacional dos Leigos, distribuíam documentos contendo duras críticas ao Plano Collor e ao novo governo. O documento diz que no momento em que se comemorava o 1o. de Maio era preciso denunciar "os rumos a que nossa nação está sendo levada pelas decisões tecnocratas e autoritárias de setores minoritários do novo governo". Para as entidades, muitas medidas do Plano Collor eram necessárias, "mas aspectos iniciais positivos estão sendo descaracterizados pela forma autoritária como foram apresentados". Segundo o documento, as medidas econômicas, depois de provocarem entusiasmo, trouxeram "perplexidade e preocupações crescentes" (FSP).