GOVERNO DEFINE NOVO PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO

O ministro da Educação, Carlos Chiarelli, em encontro com o presidente Fernando Collor, definiu ontem um programa de alfabetização que deve entrar em vigor em julho. O ministro quer a participação de estados e municípios no cumprimento de um objetivo principal: melhorar a qualidade das escolas. O aumento salarial dos professores também terá prioridade. O ministro prefente utilizar as universidades para "treinar e requalificar professores de 1o. grau e docentes leigos". A "clientela prioritária" para a alfabetização, segundo Chiarelli, serão crianças entre sete e 14 anos que não estão na escola. A verba total para o programa será definida nos próximos dias e parte dos recursos virá do salário-educação e do orçamento do Ministério da Educação. Chiarelli espera concluir rapidamente negociações com o BIRD (Banco Mundial) para obter empréstimo de até US$500 milhões, que serão aplicados inicialmente nos estados do nordeste (JB) (FSP).