O governo vai promover uma liberação gradual das importações, com o objetivo de combater os cartéis, que serão obrigados a reduzir preços para enfrentar a concorrência dos produtos estrangeiros. De acordo com um assessor da ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, a estratégia será adotada a médio prazo, juntamente com a liberação dos preços, com o objetivo de implantar definitivamente uma economia de mercado no país (O Globo).