O presidente Fernando Collor de Mello aprovou o programa de assistência a crianças carentes que elimina a internação em instituições oficiais. O programa foi apresentado pela presidente da Fundação Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência, Maria de Fátima Borges de Omena, e é inspirado em experiência bem sucedida do UNICEF no nordeste. A idéia é fornecer alimentos, dinheiro e acompanhamento pedagógico para que parentes ou os pais assumam a educação dos meninos de rua, já que a maioria deles-- 70% no Rio de Janeiro-- tem contato com a família. Outra alternativa é reunir as crianças de uma comunidade na casa dos pais de um deles, a ser escolhido pelos outros. O programa-- que recebeu Cr$8 bilhões-- começa a ser executado dentro de 45 dias no Rio de Janeiro. Em comparação à extinta FUNABEM, a Fundação recebeu aumento de 500% no orçamento e o governo considera a questão prioritária depois do combate à inflação. Collor dará ajuda financeira a estados e municípios para projetos de assistência à infância (JB).