ZÉLIA DIZ QUE HAVERÁ UM NOVO AJUSTE FISCAL

A ministra da Economia, Zélia Cardoso de Mello, em sua primeira ida ao Congresso Nacional desde que assumiu o cargo, comunicou aos parlamentares que ainda este ano o governo encaminhará ao Congresso um projeto de lei propondo novo ajuste fiscal (com aumento de receita e corte de despesas) que garanta um superávit de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) no próximo ano. Segundo ela, o programa de estabilização econômica do presidente Collor, com as medidas fiscais, será insuficiente para o governo conter o seu próprio gasto e mais uma vez a sociedade será convocada a contribuir com novos sacrifícios. Em depoimento de três horas e meia na Comissão de Finanças da Câmara dos Deputados, a ministra Zélia argumentou que o novo aperto será necessário porque, do ajuste de 10% do PIB previsto pelo Plano Collor, com as medidas provisórias já adotadas, apenas 6% são oriundos de ajustes permanentes que se repetirão em 1991. Os outros 4% serão obtidos com as vendas de carros, mansões e a cobrança do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre poupança, ações e transações com ouro, por exemplo, que só incidirão uma única vez e neste ano. Para obter um superávit de 1% do PIB o governo precisará aumentar sua arrecadação com novos impostos, daí o projeto de lei (JB).