GOVERNO VAI LIBERAR RECURSOS PARA INDENIZAR 12 MIL FUNCIONÁRIOS

O governo federal acertou a liberação de recursos orçamentários para pagamento de indenizações aos cerca de 12 mil funcionários sem estabilidade que ainda estão lotados nas 24 empresas estatais e órgãos, cuja extinção foi aprovada pelo Congresso. A Secretaria de Administração enviou ontem um telex aos liquidantes de várias instituições-- como SIDERBRÁS, PORTOBRÁS, PETROMISA, BNCC, IAA, DNOS, entre outras-- dando prazo de 24 horas para informarem a relação dos funcionários que não são mais necessários para tocar o processo de desmonte de cada entidade e, portanto, serão os primeiros a ser demitidos na próxima semana. Os liquidantes informaram também que, segundo a mesma instrução, deverão apresentar em 72 horas a estimativa de recursos necessários para o pagamento das indenizações trabalhistas. Na PORTOBRÁS, por exemplo, o liquidante Jorge da Silva Campos disse ontem a este jornal que seu orçamento de liquidação prevê gastos da ordem de Cr$3 bilhões com a demissão dos servidores da "holding" em Brasília, considerados desnecessários na fase atual (GM).