PRIMEIRA LISTA DO DUPLO EMPREGO

Saiu publicado no "Diário Oficial" de ontem a primeira lista identificando os 11.354 funcionários públicos federais de autarquias e fundações que possuem duplo emprego. A partir de agora, os servidores, que acumulavam nada menos que 25.740 cargos, terão prazo de 30 dias para justificar a dupla ocupação. Caso não tenham amparo legal, automaticamente perderão o segundo emprego. Com o fim das duplicações funcionais, o governo espera obter uma economia direta de Cr$1,7 bilhão, por ano. No entanto, com exceção da verba arrecadada com a venda das mansões e apartamentos funcionais, estimada em Cr$37.475 milhões, que será utilizada na construção de habitações populares, o restante do dinheiro economizado com a reforma administrativa servirá para cobrir o rombo do Tesouro Nacional, declarou Santana. O próximo passo do governo será fixar a lotação dos novos ministérios e empresas que sobreviveram. A Secretaria de Administração já definiu que 70% dos servidores fixados deverão exercer atividades de ponta, ficando o restante na área administrativa. Dos 30% dos funcionários que ficarem na administração, poderão exercer cargos de direção superior. Os servidores que não forem absorvidos com a nova fixação de lotação serão colocados em disponibilidade. Depois de concluído o levantamento de quantos empregados públicos têm estabilidade é que Santana saberá ao certo o número de pessoas que serão demitidas da administração direta. Com a extinção das 24 empresas públicas, fundações e autarquias, estima-se que 12 mil perderão o emprego. O prazo limite para a liquidação das empresas é de 180 dias (JC).