O secretário nacional de Minas e Energia, Luiz André Ricco Vicente, informou que a USIMINAS será a primeira siderúrgica do governo privatizada. Com dívidas vencidas de US$2,5 bilhões, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e a Companhia Siderúrgica Paulista (COSIPA) somente serão vendidas após o término de seu processo de saneamento econômico (JC).