GOVERNO ESPERA CONSEGUIR US$1 BILHÃO DO BID

O governo espera conseguir este ano pelo menos US$1 bilhão em financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Este é o objetivo do Ministério da Economia nas negociações com uma delegação do BID que chega na próxima semana a Brasília. Com essas conversações, a equipe econômica começa a pôr em prática a única meta conhecida de sua estratégia em relação à área externa: a obtenção do máximo possível de recursos junto aos organismos internacionais. Os próximos passos são os entendimentos com o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional. Os planos da equipe econômica para este ano em relação ao BID se dividem em duas etapas. A curto prazo, conta o governo com o início dos desembolsos de empréstimos já acertados, no valor de US$450 milhões. A contratação de novos projetos, totalizando mais de US$600 milhões, será um dos principais assuntos das reuniões com a missão do BID, que será acompanhada pelo presidente da instituição, Enrico Iglesias. A assinatura dos empréstimos já definidos deverá ser anunciada durante a visita da missão. As negociações com os bancos credores privados serão deixadas para uma segunda fase, após a consolidação do programa econômicco e depois de conhecidos os resultados dessa investida inicial junto aos organismos internacionais (JB).