GOVERNO ESTUDA MUDANÇA NOS SALÁRIOS

Apesar dos desmentidos do ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, o governo está mesmo pensando em desindexar a economia, começando por preços e salários. Segundo fontes do Palácio do Planalto, são as seguintes as propostas que estão sendo analisadas pelo governo: estabelecimento de um redutor da inflação, que pode ser 10%. Assim, para uma inflação de 20%, preços administrados e salários aumentariam em 18%; fixação de um índice aleatório para os reajustes de preços e de salários, a cada mês ou a cada trimestre, sempre a um nível abaixo da inflação passada; criação de um novo indexador para a economia, baseado em um percentual da inflação passada, que pode ser de 50% ou de 70%, sendo o restante formado pela estimativa de inflação futura; e criar um novo indexador formado apenas pela expectativa de inflação futura, ouvidos trabalhadores e empresários (O ESP).