Responsável atualmente por 40% da agricultura irrigada do Brasil, o Estado do Rio Grande do Sul receberá até o final do ano mais Cz$1,4 bilhão em verbas federais, destinados à implantação de sistemas em 80 mil hectares. A informação foi dada ontem pelo ministro da Irrigação, Vicente Fialho, depois de assinar três convênios com o governo do estado no valor total de Cz$532 milhões. Esses recursos destinam-se ao desenvolvimento de programas de irrigação na fronteira e no planalto médio do estado num total de 15 mil hectares. Os recursos também serão aplicados em barragens, perfuração de poços, elaboração de projetos, eletrificação rural, treinamento de pessoal e desenvolvimento de pesquisas (GM).