MINISTRO VIAJA AO JAPÃO PARA NEGOCIAR EMPRÉSTIMOS

O ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, começa a negociar no próximo dia 4 com o governo e os bancos japoneses o acesso do Brasil a novos empréstimos da ordem de US$5,5 bilhões para a realização de 19 projetos no país. Basicamente, os recursos fazem parte do chamado Fundo Nakasone, de US$30 bilhões, destinados pelo Japão à aplicação em obras nos países do Terceiro Mundo. Entre os projetos que poderão receber recursos dos japoneses, está a duplicação da capacidade de produção da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), a ser desenvolvida pelas empresas SIDERBRÁS, Kawasak, e Fintsinder, que necessitaria de US$1,5 bilhão. O governo pretende negociar ainda recursos de US$500 milhões destinados à construção de uma usina termoelétrica pela CESP e outros US$150 milhões para reformas no porto de Santos (FSP).