PSDB INDICA MÁRIO COVAS PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

Chama-se PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira) a nova legenda criada ontem, em Brasília, por dissidentes do PMDB, e já nasce com uma bancada que, além de ser a terceira no Congresso Constituinte (37 deputados e oito senadores), representa 30% dos votos dados na eleição de 1986. O senador Mário Covas (SP) foi eleito primeiro presidente da legenda e indicado candidato à Presidência da República. Em seu estatuto, o PSDB reconhece a propriedade privada como base do sistema econômico nacional e diz que "um dos fundamentos de sua atuação é a defesa da prevalência do trabalho sobre o capital, através da busca da distribuição equilibrada da riqueza". O PSDB é constituído em regime de colegiado, e a comissão é composta dos senadores Mário Covas (presidente), José Richa (secretário e Assuntos Regionais/Centro-Oeste), Fernando Henrique Cardoso (secretários de Assuntos Regionais/Nordeste), deputados Pimenta da Veiga (secretário-geral de Assuntos Regionais/Norte), Euclides Scalco (secretário-geral), Cristina Tavares (secretária de Assuntos Sindicais), Moema São Thiago (secretária de Assuntos Internacionais), Arthur da Távola (secretário de Assuntos Culturais), Otávio Elíseo (secretário de Assuntos Econômicos) e ex-governador Franco Montoro (secretário de Assuntos Regionais/Sudeste). A presidência do partido será exercida em sistema de rodízio, com substituições a cada dois meses, por Mário Covas, José Richa, Franco Montoro, Pimenta de Veiga e Fernando Henrique Cardoso (JB) (O Globo).