AGROTÓXICO ENVENENA BEBÊS NO SUL

O uso indiscriminado de agrotóxicos nas lavouras gaúchas é a causa para sérias anomalias físicas congênitas verificadas em crianças geradas por mães intoxicadas no meio rural. A conclusão é da professora Mara Regina Tagliari Calliari, da Faculdade de Enfermagem da Universidade de Passo Fundo (RS), que relacionou 300 casos de crianças nascidas entre 1981 e 1983 com problemas neurológicos, gástricos e ósseos na maternidade do Hospital São Vicente, de Passo Fundo. De acordo com a pesquisa, 120 crianças eram filhas de lavradores da região de Passo Fundo, que compreende 16 municípios numa zona essencialmente de economia agrícola, com utilização constante e direta de agrotóxicos em lavouras de soja, trigo e milho. Segundo a professora, "os casos mais graves estão entre essas 120 crianças, que apresentam principalmente anomalias neurológicas". Numa investigação posterior, feita nos últimos três anos, no acompanhamento dessas 120 crianças foi detectado que a maioria já morreu e os sobreviventes têm problemas de coordenação motora e de desenvolvimento (JB).