O Banco Central somente irá determinar a suspensão das contas bancárias das empresas estaduais paulistas em débito com o Banco do Brasil quando o governo de São Paulo iniciar o pagamento dessas dívidas. A explicação foi dada ontem pelo porta-voz da Presidência da República, Carlos Henrique de Almeida Santos, esclarecendo também que nos entendimentos entre o presidente José Sarney e o governador Orestes Quércia (PMDB) foi mantido o compromisso do governo de São Paulo de contribuir com o saneamento das finanças públicas. De acordo com o porta-voz, o BC irá liberar, por enquanto, os recursos do Estado de São Paulo que estão depositados no BC para pagamento no exterior dos débitos das empresas sem aval do Tesouro Nacional (JB).