Num espaço de 15 a 20 dias, por ocasição do início da votação do segundo turno no Congresso Constituinte, cariocas e paulistas poderão assistir em cadeia nacional a um filme de 10 minutos com depoimentos de líderes sindicais, políticos, lideranças populares e mesmo empresários nacionais, destacando o papel importante e positivo das empresas multinacionais no desenvolvimento do país. O vídeo-teipe integra um "plano de informação"-- que inclui também anúncios em jornais e revistas, destacando "o lado bom do capital estrangeiro"-- num valor aproximado de US$2 milhões, em gestação no escritório carioca da MPM. O plano faz parte de uma campanha já deflagrada há um mês por um grupo de quase 30 subsidiárias, lideradas pela Shell e pela Brascan, visando derrubar no segundo turno alguns artigos que vão contra o interesse das multinacionais. Durante reunião realiazada no último dia 20, na sede da Shell, no Rio de Janeiro, representantes de várias empresas multinacionais discutiram os rumos da campanha que vão deflagrar no segundo turno de votações. Além de representantes da Shell, participaram empresários das seguintes empresas: setor mineral (San Gobain, Ferteco), eletroeletrônico (Philips), cigarros (Reynolds), químico (White Martins, Dow Chemical), farmacêutico (Ciba Geigy), máquinas e equipamentos (Xerox) e automobilístico (GM) (GM).