LIMINAR PÕE FIM AO BLOQUEIO DE CONTA DO METRÔ DO RJ

O governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (PMDB), anunciou ontem que a Companhia do Metropolitano (Metrô) ganhou uma liminar através de mandado de segurança para ter suas contas desbloqueadas pelo Banco Central. Com a liminar, o órgão pode voltar a operar com o Banco do Brasil, o BANERJ (Banco do Estado do Rio de Janeiro) e a CEF (Caixa Econômica Federal). O bloqueio foi decretado no último dia 16 e a explicação dada pelo BC foi o não pagamento, por parte dos governos passados, das dívidas externas contraídas para a implantação do sistema nos anos de 1977 a 1982. A liminar foi dada pelo juiz da 6a. Vara de Justiça Federal, Agostinho Dias da Silva (JB) (O Globo).