O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e a Globo Computação Gráfica assinaram ontem, no Rio de Janeiro, um convênio de colaboração científica, para desenvolver sistemas de conversão de dados e processamento de imagens. O convênio, assinado pelo presidente das Organizações Globo, Roberto Marinho, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Luiz Henrique da Silveira, e pelo diretor do INPE, Marco Antônio Raupp, resultará num protótipo de "software" (programa de computador) que será fabricado dentro de dois meses. Segundo o ministro, o INPE e a Globo Computação produzirão sistemas que colocarão o Brasil
15763 na ponta do processo. O primeiro sistema, a ser desenvolvido pela Globo Computação e pelo INPE, e fabricado pela Engespaço, permitirá transformar em imagens de televisão dados captados por satélites. A tecnologia poderá ser aplicada de diversas formas: levantamento de safra, acompanhamento de processo de desmatamento ou crescimento urbano, produção, entre outras (O Globo).