ÍNDIOS DE ARARIBÁ TERÃO POSTO DIVIDIDO

O posto indígena de Araribá, criado em 1914, em Avaí, na região de Bauru (SP), foi dividido em duas unidades. A portaria foi assinada pelo presidente da FUNAI (Fundação Nacional do Índio), Romero Jucá Filho, que assim separa e garante vida própria aos integrantes das tribos Terena e Guarani, que até agora viveram numa única comunidade, embora possuam cultura e tradições diferentes. O anúncio foi feito pelo delegado regional da FUNAI, João Vianey Pinheiro, que há dois anos, em acordo com os próprios habitantes da reserva, propôs a divisão. A população total de Araribá, atualmente, é de 380 índios-- 263 Terenas e 117 Guaranis-- divididos em 64 famílias, que trabalham nas culturas de milho, mandioca, criação do bicho-da-seda e pecuária (O ESP).