MOVIMENTO MARIANO ESTÁ PREOCUPADO COM IMPACTO DA MODERNIDADE

Preocupado com o impacto da modernidade sobre a Igreja, o Movimento Sacerdotal Mariano, fundado na Itália, em 1971, pelo padre Stefano Gobbi, está dando prioridade, em todos os países em que atua-- inclusive o Brasil-- à conversão dos próprios padres, com base na devoção a Maria, na obediência ao papa e na recitação do terço. Em contato permanente com os padres brasileiros, os militantes do Movimento Sacerdotal Mariano divulgam as mensagens que Stefano Gobbi afirma ter recebido diretamente de Maria, mãe de Jesus Cristo, através da chamada "locução interior". O padre Gobbi já esteve três vezes no Brasil. Na última visita, em fevereiro último, esteve em 16 estados e pregou um retiro para 117 padres e bispos, no convento de Itaici (SP). Em suas mensagens, o padre Gobbi recomendou aos padres, diáconos, religiosos e leigos que voltem à confissão individual "como meio privilegiado de purificação e de crescimento na vida espiritual". Gobbi recomendou ainda aos padres, que rezem o terço ("uma corrente de ouro que nos prende a Nossa Senhora"), que sejam "puros e santos", obedecendo "filialmente ao papa e à hierarquia da Igreja", além de "terem cuidado com os teólogos e teóricos da religião que discordam ou contestam sistematicamente o magistério da Igreja". Disse também que "no Brasil poderá haver crises de fé, mas quem estiver unido com o papa pode ficar certo de estar com o Cristo". Para o padre Gobbi-- e seus seguidores-- há hoje, na Igreja, muitos encontros e planejamentos, mas pouca oração. Ele advertiu os padres, durante sua terceira visita ao Brasil, para que fujam da televisão, qualificando-a como "o novo ídolo dos tempos modernos" e defendendo "um jejum de TV, porque esse meio divulga programas, idéias e fatos prejudiciais à vida e à perfeição cristã". Em suas mensagens, o padre Gobbi também critica a presença dos padres nas periferias urbanas e as iniciativas de pastoral de conjunto, por considerá-las "não prioritárias". O representante do movimento em São Paulo é o monge beneditino dom Martinho Soares Johnson, do Mosteiro de São Bento (FSP).