CONGRESSO CONSTITUINTE REJEITA EMENDA DE ÁUREO MELO

Cerca de 80 milhões de eleitores estão convocados para ir às urnas no dia 15 de novembro deste ano para eleger os prefeitos e vereadores de mais de quatro mil municípios do país. A decisão foi tomada pelo Congresso Constituinte, ao rejeitar a emenda do senador Áureo Melo (PMDB/AM) que propunha a prorrogação dos mandatos por um ano. Quatrocentos e dezoito parlamentares votaram contra a emenda, 19 a favor e 11 se abstiveram. O líder do governo no Senado Federal, Saldanha Derzi, foi um dos 19 parlamentares que apoiaram a prorrogação. O Congresso Constituinte decidiu também que os eleitos em 15 de novembro terão mandato de quatro anos, recusando, por 347 votos contra 111 e sete abstenções, a emenda dos deputados Gilson Machado (PFL/PE) e Rosa Prata (PMDB/MG) que propunha um mandato-tampão de dois anos (JB).