MÉDICO DETETA "HIV-2" EM SANGUE DA AIDÉTICOS BRASILEIROS

O cientista brasileiro Eduardo Cortes, da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) e da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro, revelou ontem, durante a IV Conferência Internacional sobre a AIDS (Síndrome de Imunodeficiência Adquirida), que se realiza em Estocolmo (Suécia), ter detetado a presença do vírus "HIV-2" em amostras de sangue de aidéticos brasileiros. Esse vírus causador da AIDS é raríssimo. Nos EUA, primeiro país no mundo em número de casos da doença, só foi registrado até hoje em um único caso, de uma mulher africana, contaminada em seu país de origem. As amostras do médico brasileiro foram obtidas no ano passado, no Rio de Janeiro, e analisadas pelo método denominado "radio-imuno-precipitação", que constata a presença desse vírus. Não é a primeira vez que o "HIV-2" aparece em amostras de sangue de brasileiros aidéticos. Em dezembro do ano passado, a pesquisadora portuguesa Odete Santos Pereira, da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, divulgou pesquisa apontando essa presença (FSP).