O deputado federal Delfim Neto (PDS/SP) disse ontem, em São Paulo, que o volume do superávit comercial que o Brasil deve atingir até o final do ano é "maior do que o país necessita". Ele estimou o superávit deste ano em US$16 bilhões. Segundo ele, este montante pode ser inflacionário, "se houver expansão da base monetária (quantidade de dinheiro em circulação)". Por isso, afirmou, "será bom aumentar as importações", através de uma revisão das tarifas alfandegárias. Segundo ele, o aumento das importações pode também funcionar como um mecanismo de controle de preços, através do aumento da oferta e da concorrência (FSP).