PAPA USA SUA AUTORIDADE PARA NOMEAR BISPOS E CARDEAIS

O papa João Paulo II está usando sua autoridade para nomear novos cardeais e bispos, como forma de recuperar o controle do Vaticano sobre a hierarquia da Igreja no Brasil. Especialistas dizem que esse foi o objetivo do papa ao nomear como cardeias dois arcebispos conservadores, dom Lucas Moreira Neves, de Salvador (BA), e dom José Freire Falcão, de Brasília (DF). A mesma estratégia teria sido aplicada na nomeação e na transferência de vários bispos. Essas medidas teriam provocado novos atritos entre Roma e líderes da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) que acreditam que "o episcopado do maior país católico do mundo deveria ter maior autonomia frente ao Vaticano". Esses líderes, defendem, por exemplo, maior participação da Igreja no Brasil na indicação dos novos bispos, feita atualmente pelo núncio apostólico que, dizem, não tem condições de conhecer a situação religiosa de um país do tamanho do Brasil (O ESP).