CNBB QUER QUE NOVA CARTA IMPEÇA CORRUPÇÃO NO GOVERNO

Assegurar a ativação de instrumentos que combatam todos os tipos de
15583 corrupção da administração pública será uma das principais preocupações da Igreja durante a votação do segundo turno do Congresso Constituinte. Reunidos em Itaici (SP), os bispos da Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) ouviram um relato do bispo de Bauru, dom Cândido Padim, coordenador da Comissão de Acompanhamento da Constituinte. Dom Cândido Padim destacou três pontos da preocupação da Igreja: combate à corrupção; manutenção dos textos que garantam a democracia participativa, permitindo a apresentação de projetos de lei por meio de iniciativas populares; e "garantir a preservação dos valores humanos, dando prevalência aos direitos da pessoa no mundo das empresas, na órbita da família e no processo de educação". A CNBB prepara uma carta a ser enviada aos constituintes para garantir esses pontos na futura Constituição. O bispo de Bauru disse, ainda, que a CNBB vai defender a supressão do artigo que equipara a união estável entre o homem e a mulher ao casamento no segundo turno do Congresso Constituinte (JB) (FSP).