As empresas estatais federais apresentaram, em abril, um superávit de Cz$24,7 bilhões, segundo anunciou ontem, em Brasília, o secretário especial de controle das empresas estatais, Júlio Colombi. Com este superávit, o déficit acumulado das estatais, no ano, caiu de 0,08% do PIB (Produto Interno Bruto) em março, para 0,02% do PIB, em abril. Mesmo com o pagamento da URP (Unidade de Referência de Preços) suspenso, as despesas de pessoal continuaram a crescer em abril, atingindo Cz$63,1 bilhões ou 8,5% a mais, em termos reais, em relação a março. Os investimentos, em abril, somaram Cz$83,7 bilhões, com queda real de 13,4% em relação ao mês anterior. Até abril, a execução do orçamento das estatais federais acusa dispêndios de Cz$1,4 trilhão ou 30% do total aprovado, Cz$4,6 trilhões. O déficit acumulado chega a Cz$14,5 bilhões, pouco acima de 9% do autorizado (Cz$158,5 bilhões) (JB).