A ELETROBRÁS informou que o consumo nacional de energia elétrica cresceu 5,4% nos cinco primeiros meses deste ano em relação a igual período do ano passado. Somente em abril, o crescimento foi de 12,1%, superior aos 4,1% registrados no mês anterior. Nos últimos 12 meses, no entanto, o consumo aumentou apenas 2,2%, índice abaixo dos 9,4% obtidos no período anterior. A demanda industrial, que representa 54,2% do mercado, manteve-se estagnada, depois de um crescimento de 9,9%. Os consumos residencial e comercial, que representam respectivamente 21,4% e 11,4% do mercado, apresentaram crescimento de 5,1% e 4,3% nos últimos 12 meses. O maior crescimento verificou-se na região norte (3,7% do mercado), com uma taxa de 12,9%. A demanda da região sudeste aumentou 2,3% e a do sul 6,7%. No centro-oeste o consumo cresceu 9%, mas na região nordeste caiu 5,5%, devido ao racionamento, no ano passado (JB).