Pressionados pelo Vaticano, o presidente e o ex-presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), respectivamente, dom Luciano Mendes de Almeida e dom Ivo Lorscheider, recusaram o convite para participar do Concílio da Igreja Ortodoxa Soviética, que comemora o milésimo aniversário da evangelização na União Soviética. Os sacerdotes brasileiros haviam sido informados pelo núncio apostólico, dom Carlos Furno, de que os delegados da Santa Sé já estavam escolhidos e que a presença deles no Concílio não era recomendada. Mesmo sem contestar diretamente a decisão do Vaticano, o presidente da CNBB enviou carta à Nunciatura Apostólica lembrando que, no ano passado, tanto ele como dom Ivo Lorscheider estiveram na União Soviética a pedido do papa-- numa tentativa de reaproximação com a Igreja Ortodoxa, cujos laços com a Igreja Católica estão rompidos desde 1406-- e que o convite era fruto daquela visita (O Globo).