O governo do Estado de São Paulo deixou de pagar Cz$1,1 bilhão ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, nos meses de março e abril, conforme informou ontem o secretário de Fazenda do estado, José Machado Campos Filho. Também deixou de saldar, desde o início do ano, US$70,5 milhões referentes ao pagamento de 25% das dívidas externas das empresas estatais paulistas e da Secretaria de Fazenda, com aval da União. O estado não pagou as dívidas contraídas pelo metrô e pela FEPASA junto ao BNDES depois de ter constatado que neste ano o fluxo de recursos com o banco seria negativo para o estado. E as dívidas externas das estatais não foram pagas, de acordo com o secretário, "como reação de São Paulo ao não cumprimento de uma série de acordos e dívidas do governo federal, com o estado". Por estar inadimplente com o BNDES, o governo paulista deixou de receber, entre março e abril, empréstimos de Cz$600 milhões, que seriam repassados pelo banco a obras da FEPASA e do metrô. E por não pagar os 25% das dívidas externas das estatais o governo paulista teve as contas de seis empresas (Vasp, Dersa, FEPASA, metrô, CESP e ELETROPAULO) e da própria Secretaria de Fazenda bloqueadas no Banco do Brasil (GM).