O ex-embaixador dos EUA no Brasil, Anthony Motley, disse ontem, em Brasília, que a nova política industrial e o programa de conversão da dívida externa brasileira em investimentos no país foram recebidos de forma positiva pelo empresariado norte-americano. Segundo ele, "a política industrial repercutiu muito bem entre as empresas dos EUA". Na sua avaliação, a liberação das importações, a partir da racionalização das tarifas aduaneiras, foi recebida como uma "boa surpresa" pelo empresariado norte-americano, pois tornou o processo "mais transparente e realístico". A conversão da dívida é vista pelo ex-embaixador como positiva, na medida em que facilita o intercâmbio comercial entre os dois países. Ele não quis, porém, avaliar se essas duas medidas propiciarão um aumento dos investimentos norte-americanos no Brasil (FSP).