A Congregação para a Educação Católica, um dos dicastérios (ministérios) da Cúria Romana e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deverão realizar um encontro no início do próximo ano, em local ainda não definido, para uma avaliação dos resultados da inspeção episcopal a todos os seminários brasileiros, a ser feita de agosto a novembro próximos. A "visita apostólica" aos seminários é de inteira responsabilidade do Vaticano, mas, pela segunda vez, será feita em regime de cooperação entre o governo central da Igreja e uma conferência de bispos. A primeira vez ocorreu na inspeção aos seminários norte-americanos. O encontro entre o Vaticano e a CNBB, sobre os resultados da "visita", definirá, também, quais deverão ser os rumos da formação seminarística católica no Brasil nos próximos anos (FSP).